sábado, 2 de junho de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

CAMPANHA - em termos gerais, uma campanha é uma sucessão de aventuras com um propósito maior. Para completar cada fase de uma campanha os heróis passarão por terrenos inóspitos, utilizarão armas poderosas e enfrentarão inimigos mais poderosos ainda! Porém, intimamente, uma campanha é o que dá sentido à existência de um personagem. É o que empolga os jogadores a dedicar suas horas de lazer no seu dia de folga ao seu personagem, torcendo por ele e memorizando cada emoção vivida dentro e fora daquela realidade. Independente da época, do cenário e do tema abordado, uma campanha bem escrita, com zelo e verossimilhança além das expectativas, certamente vai alegrar e estimular a imaginação dos jogadores e garantir um espaço no coração deles para sempre.
TABULEIRO - este livro pressupõe o uso de miniaturas e mapas quadriculados, e foi escrito a partir desta perspectiva. Então, durante uma partida no Planeta Mhanan os heróis certamente entrarão em combate físico contra seus oponentes diversas vezes, pois a grande maioria dos tesouros e das missões está impedida ferozmente pelas forças do Mal. Para isso, vamos aprender as regras para realizar tal façanha. O tabuleiro define o espaço aonde as batalhas acontecerão. Pode ser numa taverna, numa montanha ou numa masmorra, enfim, em qualquer lugar que haja um cenário em que nossos heróis demonstrem suas habilidades e perícias. A escala tradicional de espaço de um movimento no Planeta Mhanan é um quadrado de 2,5 cm² (ou uma "casa") ou 1,5 metro dentro do terreno do jogo. Quando utilizar um mapa quadriculado, preste atenção nas características de algumas casas, a saber:
  • Terreno Difícil é uma casa representada por um terreno irregular que condiciona o personagem a gastar dois pontos de deslocamento para cada casa percorrida. Caso os personagens estejam na completa escuridão (e não puderem enxergar no escuro), todo o chão é considerado terreno difícil até que alguma luz possa iluminar o caminho.
  • Terreno Impossível é um espaço que não tem as linhas que demarcam uma "casa", impedindo qualquer personagem de passar ou parar por ali.
  • Uma casa que represente arbusto, floresta, selva, muro baixo, pedras médias, duna, etc. significa que qualquer criatura que ocupe aquele espaço terá +1 DEF em ataques à distância por estar coberta pelo ambiente. Contudo, seu deslocamento será prejudicado por ser um terreno difícil.
  • Estátuas pequenas são consideradas terrenos difíceis para quem passar por cima delas e promovem cobertura contra ataques à distância para quem estiver adjacente a elas, mas o personagem não pode parar naquela casa.
  • Espaços como lavas naturais, águas profundas, etc. não podem ser ocupados por personagens comuns, sob pena de morte instantânea. Apenas voadores podem parar nessas casas, pois se subentende que eles estão planando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário