quinta-feira, 31 de maio de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

  • Na ausência de um jogador, os prêmios e a experiência daquele episódio deverão ser divididos entre os presentes (salvo se o motivo da ausência for realmente inadiável!). Isso estimula os jogadores a não faltar, pois seu personagem ficará "atrasado" em relação aos demais, o que é desaconselhável para a diversão da mesa. O ocorrido naquela sessão deverá ser repassado ao ausente na próxima oportunidade.
  • Durante a campanha pode ocorrer de um novo integrante incorporar o grupo de aventureiros. Para equipará-lo aos veteranos recomenda-se fazer um registro de quanto XP foi distribuído ao longo da campanha (sem as bonificações previstas nas regras, como por atuação, etc.) para que ele possa investir na sua ficha. Se não, a depender de quão avançada está a campanha, permita que ele aumente em um, dois ou três graus alguma(s) característica(s) de cada classe da ficha, como atributos, habilidades, perícias ou magias. A quantidade de ouro será a padrão, e armas, equipamentos e utensílios estarão sem desgaste.
  • Para criar uma boa campanha sugerimos alguns passos: imagine um panorama genérico do local aonde ela será iniciada, rascunhando até um mapa se necessário; sua cena inicial, um provável final, e algumas cenas intermediárias que seriam emocionantes; escolha os antagonistas e aliados mais importantes, construa suas fichas e seus históricos e determine seus objetivos na trama; e por fim, enriqueça os cenários e possíveis situações com detalhes e desafios adaptados às características dos personagens que deverão participar de cada aventura.
  • Lembre-se: o objetivo principal sempre será a integração dos personagens e a diversão dos jogadores. Isto está acima de qualquer regra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário