quinta-feira, 17 de maio de 2018

Módulo Básico - lição 12: Perícias

Música - o personagem é perito em instrumentos musicais, alcançando seus objetivos através da arte sonora. Os efeitos de sua música influenciam um raio de quatro casas a partir do personagem, mas enquanto estiver tocando sua esquiva e escudo não contam para sua defesa. Cada categoria deve ser comprada separadamente, e caso precise tocar algum instrumento sem a perícia apropriada a penalidade será de -3. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. As categorias são: Instrumentos de Corda, de Percussão, de Sopro e de Tecla.
Natação - reflete a capacidade de flutuar, mergulhar, desviar de objetos submersos e tarefas similares. O personagem nada metade do seu deslocamento básico por turno. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. Cada sete quilos de armadura que o personagem estiver usando aumenta a dificuldade do teste de Natação em +1, a partir da dif. 6 e somando as correntezas, ondas, redemoinhos e outros fenômenos naturais. A CON do personagem define o número de turnos que ele consegue nadar. A falha no teste significa que o personagem será enquadrado na condição sufocado (por afogamento) até sair da água ou chegar a O pontos de vida.
Navegação - utilizada para conduzir qualquer tipo de embarcação como barco de pesca, navio de combate, canoa, jangada, bote, galeão, caravela, balsa, etc. mediante sucesso num teste com dif. 9. Pode interpretar mapas náuticos. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. As condições climáticas aumentam a dificuldade do teste, e alguns tipos de embarcação exigem mais de um personagem com esta perícia para conduzi-lo.
Profissão - é o "ganha pão" do personagem quando não está se aventurando, ou que pode ser útil durante a aventura. Algumas profissões podem ganhar um bônus de +1 nos testes que exijam seus conhecimentos (a depender do consentimento do mestre), como um chaveiro para fechaduras, por exemplo. O personagem pode cobrar de cada companheiro pelo trabalho exercido ou receber semanalmente (em tempo de jogo, exercendo a profissão) peças de ouro de acordo com a graduação: 1 PO para normal, 2 PO para bom, 4 PO para ótimo, 8 PO para incrível, 16 PO para superior, 32 PO para heroico e 96 PO para lendário. No caso de artistas, mensageiros e tradutores o pagamento será por trabalho executado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário