Esta página tem por finalidade familiarizar os jogadores iniciantes às expressões mais comuns utilizadas durante o jogo, facilitando a compreensão e aumentando a diversão à medida que a campanha transcorre.
Atributos: são as oito características físicas e mentais de um personagem que descrevem e influenciam suas capacidades durante o jogo.
Aventura: é uma história contendo um desafio que deverá ser respondido pelo grupo de jogadores.
Calendário: ajuda na medição do amadurecimento biológico do personagem e na contagem do tempo para grandes campanhas.
Campanha: é uma sucessão de aventuras que pode ter um tempo indeterminado. Pode ser entendido como uma história completa.
Cenário: é o palco onde acontece as batalhas, as discussões e resoluções de todos os problemas propostos na aventura.
Classe: é a reunião de algumas habilidades e perícias predeterminadas para um personagem, que facilitam a sua sobrevivência em Mhanan. É o "emprego" do personagem; como ele ganha a vida.
Dados: os resultados dos dados (D100, D10, D6, D4, D3 e D2) podem alterar o rumo da aventura.
Dano: é a forma de "machucar" o alvo até que ele seja completamente destruído.
Ficha do Personagem: é a planilha aonde serão registradas as características do personagem, assim como suas riquezas, equipamentos, pontos de experiência, poderes, etc.
Fraquezas: influenciam negativamente o personagem e incentivam a interpretação do jogador.
Habilidades: são talentos que aumentam as chances de adaptação do personagem a qualquer problema que apareça durante a aventura.
Histórico do Personagem: é o texto que descreve a origem, personalidade e propósito do personagem neste mundo.
Local de Origem da Campanha: envolve a descrição das características do lugar e determina a penalidade ou não quanto à escolha da raça do personagem.
Magias e Rituais: são expressões místicas que podem provir dos deuses ou serem aprendidas e registradas em grimórios.
Mestre ou Narrador: é o jogador responsável por criar e conduzir a campanha, resolver impasses quanto às regras e interpretar vilões e personagens do mestre.
Panteão: é a lista de deuses que interferem na vida dos habitantes de Mhanan.
Perícias: são conhecimentos que habilitam o personagem numa determinada situação.
Personagem: é a representação ilusória de cada jogador no Planeta Mhanan.
Personagens do Mestre: vão de vilões a aldeões, e são controlados pelo mestre para ilustrar a aventura.
Pontos de Experiência (XP): são recebidos de acordo com o sucesso da missão, e permitem ao personagem melhorar suas características.
Pontos de Focus: define a graduação na qual um feitiço é lançado em determinado Caminho da Magia.
Pontos de Magia: é o "combustível místico" de um personagem durante uma batalha.
Pontos de Vida (PV): determina a quantidade de dano que o personagem suporta durante uma batalha.
Raça: é o tipo de ser que o jogador escolhe para representá-lo no jogo.
Tabuleiro: é a expressão física do cenário onde os personagens vivenciarão a cena.
Teste: é a maneira do personagem experimentar suas qualidades em determinadas situações importantes, baseadas nas suas características.
Turno: é a vez de jogar de cada participante.
Dados: os resultados dos dados (D100, D10, D6, D4, D3 e D2) podem alterar o rumo da aventura.
Dano: é a forma de "machucar" o alvo até que ele seja completamente destruído.
Ficha do Personagem: é a planilha aonde serão registradas as características do personagem, assim como suas riquezas, equipamentos, pontos de experiência, poderes, etc.
Fraquezas: influenciam negativamente o personagem e incentivam a interpretação do jogador.
Habilidades: são talentos que aumentam as chances de adaptação do personagem a qualquer problema que apareça durante a aventura.
Histórico do Personagem: é o texto que descreve a origem, personalidade e propósito do personagem neste mundo.
Local de Origem da Campanha: envolve a descrição das características do lugar e determina a penalidade ou não quanto à escolha da raça do personagem.
Magias e Rituais: são expressões místicas que podem provir dos deuses ou serem aprendidas e registradas em grimórios.
Mestre ou Narrador: é o jogador responsável por criar e conduzir a campanha, resolver impasses quanto às regras e interpretar vilões e personagens do mestre.
Panteão: é a lista de deuses que interferem na vida dos habitantes de Mhanan.
Perícias: são conhecimentos que habilitam o personagem numa determinada situação.
Personagem: é a representação ilusória de cada jogador no Planeta Mhanan.
Personagens do Mestre: vão de vilões a aldeões, e são controlados pelo mestre para ilustrar a aventura.
Pontos de Experiência (XP): são recebidos de acordo com o sucesso da missão, e permitem ao personagem melhorar suas características.
Pontos de Focus: define a graduação na qual um feitiço é lançado em determinado Caminho da Magia.
Pontos de Magia: é o "combustível místico" de um personagem durante uma batalha.
Pontos de Vida (PV): determina a quantidade de dano que o personagem suporta durante uma batalha.
Raça: é o tipo de ser que o jogador escolhe para representá-lo no jogo.
Tabuleiro: é a expressão física do cenário onde os personagens vivenciarão a cena.
Teste: é a maneira do personagem experimentar suas qualidades em determinadas situações importantes, baseadas nas suas características.
Turno: é a vez de jogar de cada participante.
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