quinta-feira, 10 de maio de 2018

Módulo Básico - lição 12: Perícias

Decifrar - a arte de decifrar enigmas, runas, pictogramas, charadas, códigos secretos e outras foras de escrita. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. É testada contra dif. 9 + Decifrar do personagem que escreveu a mensagem, e não garante que o herói compreenda a língua na qual foi escrita a mensagem: apenas seu significado.
Escalar - usada para escalar muros, paredes de castelos, ruínas, penhascos, encostas, árvores, cordas, etc. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. Sem o equipamento adequado o personagem sofre uma penalidade de -3, e no caso de um local com paredes paralelas próximas (como um poço, por exemplo) soma-se o bônus de FR ao resultado dos dados. Habilidade com Cordas soma seu bônus final a esta perícia quando se usar cordas para escalar.
Escudo - aumenta a defesa do personagem somado à AGI e dividido por dois (arredondado para baixo), somente quando o personagem estiver usando algum tipo de escudo. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. Escudos com lâminas encaixadas podem ser usados como arma de ataque, somando a graduação nesta perícia à DES para tal.
Esquiva - utilizada para se desviar do oponente em combate. Somada à AGI e dividida por dois, compõem a defesa do personagem quando não está usado escudo. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário.
Falsificação - usada para falsificar documentos, obras de arte, joias, armas, esculturas e outros objetos. Também é utilizada para detectar assinaturas falsas, mapas e pergaminhos falsos, além dos descritos anteriormente. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. Sem o kit de falsificador o personagem recebe uma penalidade de -3 no teste. O teste é feito contra dif. 9 + Falsificação do oponente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário