sábado, 19 de maio de 2018

Módulo Básico - lição 12: Perícias

Rastreio - envolve técnicas de perseguição e métodos de seguir pistas deixadas por inimigos, animais ou monstros. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. A dificuldade de reconhecer as pegadas varia de acordo com o terreno (dif. 4 para lamacentos a 14 para estrada de pedra), o tempo (horas, dias) e as condições climáticas neste intervalo, somada ao bônus de Furtividade mais baixo de todos os alvos do grupo que o personagem estiver rastreando.
Sobrevivência - permite ao herói sobreviver em terras inóspitas como desertos, geleiras, florestas, pântanos, regiões montanhosas e outras, mediante sucesso num teste com dif. 9. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. Se o personagem passar no teste, conseguirá caçar animais e encontrar água e plantas para garantir a alimentação dele e de mais um personagem por graduação por dia.
Submergir - (necessária a perícia Natação) o personagem mantém apenas os olhos fora d'água e recebe pontos adicionados à DEF por graduação enquanto estiver submerso: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. Pode tirar os braços da água apenas para disparar projéteis (virotes, flechas, zarabatanas, etc.) sem perder o bônus, contudo arremessar objetos o faz perder o bônus. A sua CON definirá quantos turnos ele prenderá a respiração até levantar, quando então sairá da condição submerso. O bônus não será considerado no caso do inimigo estar dentro d'água, e nesta perícia não se pode utilizar a Defesa Total.
Voo Rasante - (necessária a habilidade Voo) o personagem pode fazer um ataque corpo a corpo enquanto estiver se deslocando no ar. Dentro do seu limite de movimento, ele pode atacar um oponente e ainda terminar seu movimento, com o desconto de 1 ponto de deslocamento pelo ataque. Caso ele possua a habilidade Ataques Múltiplos poderá realizar seus ataques enquanto voa, descontando a quantidade de ataques do número de casas que pode voar. Essa perícia não tem graduação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário