domingo, 13 de maio de 2018

Módulo Básico - lição 12: Perícias

Idiomas - esta perícia pode ser comprada várias vezes, uma para cada idioma desejado. Em normal, o personagem entende algumas frases ou comandos no idioma escolhido; em bom ele escuta bem e responde com pequenas frases; em ótimo ele sabe ler; em incrível ele sabe  escrever; em superior ele domina a língua sem sotaques; em heroico ele é catedrático no idioma e pode dar aulas em faculdades. A partir de incrível esta perícia soma +1 nos testes de Manipulação - Diplomacia e Lábia, Artes - Atuação e Disfarce, se o personagem tiver o idioma exigido no teste. A habilidade Dom em Perícia não se aplica a esta perícia.
Manipulação - a arte de induzir as pessoas a fazerem o que o seu personagem quer através de diversos métodos distintos. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. As categorias são Diplomacia, Interrogatório, Intimidação, Lábia e Sedução.
Meditação - aumenta a capacidade do personagem em recuperar pontos de magia. Sem realizar nenhuma outra ação o ser atacado durante uma rodada inteira, o herói faz um teste de Meditação contra dif. 8 + o número de pontos de magia que quer recuperar (até o máximo da graduação nesta perícia. Se passar, recupera os pontos pretendidos; se não, recupera um ponto. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário.
Montaria - utilizada para montar e se manter equilibrada (em caso de sofrer ataque) em qualquer criatura domesticada, desde cachorros até dragões. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. Cada categoria deve ser comprada separadamente, e caso precise montar algo sem a perícia apropriada sofrerá a penalidade de  -3 no teste. As categorias são Animais Terrestres, Insetos, Animais Marinhos, Animais Voadores e Veículos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário