terça-feira, 1 de maio de 2018

Módulo Básico - lição 12: Perícias

Apertar - (necessária a habilidade Agarrar) se começar seu turno agarrando o oponente, o personagem causa dano por sufocamento apertando o adversário e aumentando a dificuldade de escapatória a cada turno, de acordo com a graduação: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário.
Armas - o personagem sabe usar uma arma de combate aproximado ou à distância para atacar. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. Cada perícia em um tipo de arma precisa ser adquirida individualmente, e caso precise lutar com armas cuja perícia ainda não foi adquirida o personagem sofre uma penalidade de -3 no ataque. Para armas de fogo é necessária a habilidade referente.
Armadilhas - perícia utilizada para criar ou desarmar armadilhas naturais ou mágicas. O herói testa a sua perícia contra a dificuldade da armadilha, disparando-a caso não passe no teste. A graduação define o bônus da perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. A dificuldade vai de fácil (dif. 8) a dificílima (dif. 14). Esta perícia também pode ser usada para aprisionar alguém ou algo, exigindo da vítima um teste de PER a partir da dif. 9 para enxergá-la e um teste de Arte da Fuga a partir da dif. 9 para livrar-se dela. No caso de armadilhas mágicas, apenas personagens místicos ou com Aptidão Mágica podem construí-las ou desarmá-las.
Arquearia Montada - (necessária a habilidade Combate Montado e perícia com arcos) o personagem pode disparar montado e ganha bônus por isso (somado ao bônus de ataque) de acordo com a graduação: +1 para normal e bom; 2 para ótimo e incrível; +3 para superior; +4 para heroico e +7 para lendário. Sua defesa ainda dependerá do grau da habilidade Combate Montado, e pode disparar em movimento mesmo se não tiver a habilidade Ataque em Movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário