sábado, 28 de abril de 2018

Módulo Básico - lição 12: Perícias

       A perícia determina o que o seu personagem sabe fazer. É ela que diz o quão bom o seu personagem é em determinada situação. Cada personagem recebe automaticamente algumas perícias em decorrência da classe escolhida. Além delas, cada personagem conta com cinco pontos de perícia extras no ato de sua criação para comprar perícias novas na graduação normal, ou aumentar apenas uma graduação em uma perícia que ele já possua. Se o herói não possuir pelo menos uma graduação em uma perícia, não poderá fazer testes referentes a essa perícia. Um personagem recém-criado não pode ter nenhuma perícia melhor do que ótimo, mas elas podem ser aumentadas posteriormente com pontos de experiência. Depois da criação, o personagem só pode adquirir uma nova perícia com a habilidade Perícia Adicional.

Acrobacias - o personagem é capaz de realizar complexas acrobacias como andar sobre cordas, amortecer uma queda, escapar de flanqueamentos, dar saltos mortais, rodopios e outras manobras. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. A dificuldade do teste é dada pela complexidade da acrobacia que ele deseja executar, que no nível normal de jogo vai de fácil (dif. 8) a dificílima (dif. 14).
Alquimia/Herbalismo - o personagem é capaz de preparar pequenas poções com ervas ou ingredientes secretos. Alquimia é mais focado em manipular compostos químicos e necessitam de um laboratório para serem produzidos, enquanto Herbalismo está focado em manipular ervas naturais para a preparação de poções e antídotos, e só precisa de uma panela de ferro, uma fogueira, água e uma colher. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. A dificuldade da preparação dependerá do composto desejado. Para animar um construto o personagem deve ter no mínimo o grau heroico nesta perícia.
Animais - o personagem é capaz de tratar ferimentos em animais, domesticar um animal selvagem, treiná-lo pra rastrear alguém ou algo, adestrá-lo para atacar, acalmá-lo ou afugentá-lo. A graduação define o bônus nesta perícia: +1 para normal, +2 para bom, +3 para ótimo, +4 para incrível, +5 para superior, +6 para heroico e +9 para lendário. A dificuldade do teste dependerá do tipo de animal e da ação desejada, desde fácil (dif. 8) a dificílima (dif. 14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário