sábado, 26 de maio de 2018

Módulo Básico - lição 15

REGRAS GERAIS

      O Papel do Mestre

      O narrador ou mestre é o jogador que cria as aventuras, resolve disputas, conduz e interpreta monstros e personagens coadjuvantes na aventura, explica as regras em vigor, em suma, define os padrões do jogo para garantir a diversão dos jogadores. O mestre é o responsável pela introdução dos jogadores ao mundo imaginário e à época em que a aventura se passa. Portanto, selecionamos aqui algumas dicas para o mestre que devem colaborar na condução do jogo e devem propiciar uma experiência agradável tanto a ele quanto aos demais jogadores.
  • Tenha paciência para tirar as dúvidas dos jogadores antes, durante e depois de cada  sessão (fazendo até uma pausa no jogo, se for conveniente), e seja flexível para adaptar as regras às situações inusitadas, se necessário.
  • Não se acanhe de copiar ideias de sites, jogos de computador, livros, filmes ou outras fontes para criar aventuras. O papel do mestre é entreter, não ser completamente original sempre.
  • Estipular o grau de dificuldade dos testes de acordo com as capacidades dos personagens, equilibrando possibilidade e diversão. Isso também se aplica ao nível de inimigos e suas características de combate.
  • Estimular a imaginação e interpretação dos jogadores durante o role playing na criação de vozes, sentimentos, trejeitos, características psicológicas e comportamentais detalhadas de cada personagem envolvido na aventura.
  • Descrever os cenários e as situações em que os personagens se encontram com o máximo esmero, com detalhes do clima, das cores do ambiente, dos sons e paisagens em geral, para que os jogadores se sintam parte desse mundo, e não estejam apenas "passeando" como turistas numa cidade desconhecida.
  • Garantir que os jogadores estejam realmente entretidos na aventura, solicitando o mínimo de uso de celulares ou outras formas de mídia, controlando piadas ou conversas paralelas durante a explicação de uma cena, evitando pesquisas desnecessárias dos jogadores em livros ou outras fontes durante a sessão, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário