sexta-feira, 25 de maio de 2018

Módulo Básico - lição 14

ARMAS, EQUIPAMENTOS E UTENSÍLIOS

      Este capítulo descreve os equipamentos, utensílios, armas, armaduras e escudos mais comuns em Mhanan. Claro que é apenas uma pequena parte de tudo o que se pode comprar nos mercados deste planeta, mas servirá para os mestres terem uma boa noção do que encontrar e fornecer em suas campanhas.
      O dinheiro vigente neste planeta está dividido em Peças de Ouro (PO), a qual uma unidade equivale a dez peças de prata e cem peças de cobre; Peças de Prata (PP), o qual uma unidade equivale a 1/10 de uma peça de ouro e dez peças de cobre; e Peças de Cobre (PC), a qual equivale a 1/10 de uma peça de prata e 1/100 de uma peça de ouro. Cada moeda é cunhada com 10 g do seu próprio metal, mas isso não conta no peso total que o personagem pode carregar. É apenas a medida adotada pelas nações deste planeta. A efígie da moeda varia de acordo com o reino na qual foi cunhada. Em alguns casos, a prata e o ouro vêm em lingotes, que pesam um quilo e equivalem a cem peças daquele metal. Joias, artefatos, itens mágicos e outros tesouros podem ser encontrados durante a aventura e serem trocados, vendidos ou guardados como relíquias. Um herói pode vender seus pertences comuns pela metade do preço de mercado a qualquer comerciante daquele produto, salvo se obtiver sucesso num teste de Diplomacia.
      Obs.: Recompensas em equipamentos simples, utensílios comuns, peças de prata e de cobre evitam o enriquecimento precoce dos personagens. Todos os objetos estão no tamanho normal, mudando de acordo com o tamanho do material descrito na Tabela de Custo, Peso e Dano de Armas e Objetos Comuns Conforme o Tamanho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário