quinta-feira, 14 de junho de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

COMBATE MONTADO - ao combater usando montaria o atacante recebe um bônus de +2 em todas as jogadas de ataque corpo a corpo contra um oponente não montado, e uma penalidade de -3 em sua defesa (exceto se tiver a habilidade Combate Montado), e passa a usar o deslocamento básico da montaria. Caso o atacante receba uma quantidade de dano maior que sua FR+CON+Montaria, ele será derrubado e sua arma cairá no chão, sofrendo 1d6 pontos de dano pela queda. A condição Defesa Total não pode ser utilizada enquanto o personagem estiver montado.
COMBATE NÃO MORTAL - às vezes é preciso lutar sem a intenção de matar. O oponente pode ser um aliado enfeitiçado, um alvo que precisa ser capturado vivo ou as convicções do personagem não permitem a morte dessa maneira. Nestes casos o combate se dá normalmente, porém o alvo não morre quando seus pontos de vida chegam à zero, apenas desmaia. O atacante anuncia o combate não mortal antes de iniciá-lo e, caso vença, a vítima acordará no dia seguinte - ou 3d6 horas depois - com metade dos seus pontos de vida originais.
DEFESA TOTAL - um personagem pode precisar se defender de um inimigo a qualquer custo. Então ele anuncia a Defesa Total e ganha um bônus de +3 na sua defesa, contudo não pode realizar nenhuma outra ação naquele turno. Esta ação não pode ser utilizada enquanto o personagem estiver montado, voando ou nadando.
FLANQUEADO - quando dois ou mais inimigos estão diametralmente opostos cercando o personagem (independente do tamanho), consideramos que ele está flanqueado e não pode sair daquela área, a não ser que passe num teste de Acrobacia vs dif. 8 para dois oponentes que o flanqueiam (dif. 9 para três, dif. 10 para quatro, dif. 11 para cinco, dif. 12 para seis, dif. 13 para sete e dif. 14 para oito inimigos ao seu redor). Caso passe no teste, o personagem "pulará" sobre um dos inimigos e cairá na primeira casa livre adjacente a ele. Voadores podem sair sem problemas.
MÃO OPOSTA - quando um personagem é obrigado a usar qualquer equipamento ou arma relacionada à sua mão oposta (esquerda para destros e direita para canhotos), receberá uma penalidade de -3 em todos os testes. Se for num combate, ele deixará de usar a DES no cálculo do bônus de ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário