segunda-feira, 18 de junho de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

DESGASTE NATURAL DO OBJETO (DNO) - sempre que o personagem utilizar um objeto não mágico para se defender, atacar, criar poções, consertar, etc., aquele objeto se desgastará e perderá qualidade, ou seja, seu DNO (ou "pontos de vida" do objeto) vai diminuindo e precisará ser reparado ou trocado. Objetos mágicos podem ou não seguir essa regra. A reparação do objeto pode ser feita de duas maneiras: por um profissional contratado ou pelo próprio personagem. O profissional contratado cobrará 1/5 do valor de mercado do objeto por dia de trabalho (cada dia será recuperado 5d3 de DNO sem testes), enquanto o próprio personagem deve ter a perícia Profissão referente ao objeto para tal - exceto para armas de fogo, para as quais é necessária somente a habilidade Armas de Fogo. Cada dia de trabalho do personagem conta como oito horas ininterruptas (oito testes consertando 1d3 do objeto em cada sucesso) sem qualquer outra atividade, testando sua perícia contra dif. 10 para obter sucesso. Objetos completamente desgastados (zero ponto de DNO) não podem ser consertados, devendo ser substituídos. No caso de um objeto ser adquirido de um inimigo derrotado, ele terá apenas metade dos pontos de DNO originais. Eis as regras para os mais variados equipamentos:
Para armas de ataque corpo a corpo - sempre que o personagem errar um ataque será jogado 1d100+1d10 para saber se ele errou o alvo ou acertou a proteção do adversário. De 01 a 50 ele errou o alvo, não causando desgaste; de 51 a 00 ele acertou a proteção do adversário (ou alguma parte do ambiente, caso o adversário não use armadura/escudo), causando 1 ponto de DNO na sua arma.
Para armas de ataque à distância - armas que disparam projéteis (arcos, catapultas, rifles, etc.) sempre sofrem 1 ponto de DNO a cada disparo, independente do acerto. Armas ou objetos arremessáveis (lanças leves, facas, etc.) obedecem às regras das armas de combate corpo a corpo.
Objetos de defesa - sempre que um adversário errar um ataque rola-se 1d100+1d10. De 01 a 50 ele errou o alvo; de 51 a 00 ele acertou prioritariamente o escudo do alvo, causando 1 ponto de DNO nele. Na falta deste, acertou a armadura. Se o alvo naturalmente não usar essas proteções não será necessário rolar os dados.
Ferramentas e utensílios - desgasta 1 ponto de DNO sempre que usar.
Vestimentas pessoais e utensílios para animais e/ou familiares - desgasta 1 DNO a cada quinze dias, em tempo de jogo.
OBS: Os pontos de DNO de qualquer objeto varia de acordo com a perícia do artífice que o construiu. Contudo, se acontecer alguma falha crítica na utilização de quaisquer objetos, aquele objeto perderá metade da sua vida útil atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário