sábado, 23 de junho de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

Invisibilidade Física ou Mental - o personagem invisível fisicamente não pode ser visto por quaisquer meios naturais, porém pode deixar pegadas, ser detectado por radar, chuva ou poeira, fazer barulho ou ser percebido por outros meios. Já a invisibilidade mental apaga a sua presença da mente dos outros seres. Ele pode fazer barulho, deixar pegadas e os outros não o perceberão, exceto plantas, mortos-vivos e construtos por não ter cérebro orgânico.
Morto - o personagem não tem consciência do seu corpo, não interage, a decomposição começa assim que for diagnosticada a morte perdurando por cerca de um ano, quando restarão apenas ossos e trapos. Seu cadáver pode ser utilizado como morto-vivo ou, se for preservado, pode ser ressuscitado posteriormente.
Paralisado - o personagem está incapaz de se mover, falar ou realizar magias, restando apenas as capacidades de ouvir, pensar e utilizar a perícia Meditação. Enquanto estiver nesta condição sua defesa cai para 7.
Petrificado - o personagem petrificado não envelhece nem interage com o exterior de qualquer maneira. Caso seu corpo seja modificado enquanto petrificado, essa modificação será refletida quando ele deixar a petrificação, mesmo que seja benéfica ou maléfica - podendo até morrer por isso.
Possuído - um fantasma ou demônio pode se apossar de um corpo vivo e dominá-lo por algum tempo. A vítima tem que passar num teste de FOV vs dif. 9 por turno, ou estará dominado em termos de jogo, servindo de hospedeiro para a entidade.
Sedento - um personagem que está privado de água por qualquer motivo começa a desidratar e perde oito pontos de vida por dia devido à sede. Caso chegue a zero ponto de vida será enquadrado na condição Morrendo. Pode fazer um teste de CON vs dif. 10 por dia  para reduzir o dano à metade, e quando beber água de novo seus pontos de vida serão recuperados totalmente.
Seduzido ou Subordinado - o personagem está sob forte influência de alguém ou criatura, seja por efeitos mágicos ou naturais. Ele aceitará de bom grado todas as ideias que lhe forem sugeridas pelo sedutor, desde que não contrariem sua natureza. Em geral, um personagem seduzido não percebe sua condição.
Sufocado - um personagem sufocado - seja por afogamento, aperto, fumaça, enforcamento, gases tóxicos, etc. - perde 2 pontos de vida no primeiro turno, 3 no segundo, 4 no terceiro e assim sucessivamente, até sair da condição, for curado ou chegar a zero ponto de vida, onde será aplicada a regra Morrendo. Caso escape da condição antes disso, o personagem passará um turno na condição Atordoado para se recuperar.
Surpreso - quando o personagem não tem conhecimento que receberá um ataque, ele será considerado surpreso, perdendo o bônus de Escudo e Esquiva na sua defesa naquele turno. Apesar de óbvio, é importante ressaltar que mesmo que o jogador responsável sabe do ataque, quem está surpreso é o personagem, e deve interpretar a ação nesse sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário