quinta-feira, 7 de junho de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

MEIO AMBIENTE - Mhanan é um planeta imenso. Seu clima varia de região pra região, formando os mais diversos fenômenos geológicos e criando vegetação e animais únicos. Os personagens poderão atravessar desertos, geleiras, pântanos, abismos, castelos, cavernas, colinas, florestas, selvas, lagos, grandes rios, montanhas, planícies, ruínas, etc. e se submeterão aos perigos que cada local apresenta, mesmo sem encontrar inimigo algum!
RODADA OU TURNO - é o ciclo que compreende a vez de cada personagem em jogo. A depender da quantidade de personagens, um turno dura aproximadamente de dez segundos (durante um combate, por exemplo) a dez minutos (em explorações, por exemplo) em tempo de jogo corrido. É o tempo necessário para cada personagem na cena realizar uma ação ou conversar sobre o que está acontecendo.
CENA - uma cena é um espaço de tempo variável descrito pelo mestre conforme a dramaticidade da narrativa. Em tempo de jogo, pode variar de algumas rodadas (durante uma batalha, por exemplo) a algumas horas (uma viagem tranquila sem encontros, por exemplo) em tempo de jogo. Se for necessário qualificar uma cena em número de rodadas (como a duração de algumas magias, por exemplo), cada cena equivalerá a 3d6 turnos.
AÇÕES - cada personagem pode realizar uma ação por rodada, em circunstâncias normais. Uma ação pode ser: usar seu deslocamento básico, abrir uma porta, atacar, beber uma poção, fazer uma magia, trocar algo, fazer um teste (de atributo, habilidade ou perícia), usar um objeto, montar um animal, correr, trocar de arma, procurar uma passagem secreta, etc. Vale ressaltar que mudar a direção do personagem não é considerado uma ação, podendo ser realizada quantas vezes for necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário