quarta-feira, 20 de junho de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

CONDIÇÕES ESPECIAIS - são situações excepcionais que os personagens podem apresentar antes, durante ou depois de um combate.
Apavorado - o personagem não tem capacidade de agir coerentemente, e todas as suas ações resumem-se a correr para longe do medo - onde ele não possa ouvir, ver ou saber da presença dessa fonte. Durante a fuga, o personagem não pode usar magias, perícias ou habilidades que exijam concentração, mas podem fazer um teste para saltar um obstáculo, escalar uma parede ou usar a força para quebrar uma porta, por exemplo.
Atordoado - personagens atordoados por qualquer motivo não podem realizar magias, atacam e/ou fazem testes com a penalidade de -1 e não usam o bônus de AGI, escudo ou esquiva no cálculo da defesa, ficando com defesa 7.
Cego - um personagem cego ou na escuridão natural ataca com penalidade de -3 e tem -3 na sua defesa, além de receber -2 em testes de PER e não poder fazer nenhuma ação que exija enxergar o que está acontecendo, como correr, saltar, escalar, etc. Também está imune a ataques baseados em Luz (como ilusões ou brilhos intensos), mas não é imune ao dano de Luz causado por armas.
Concentrado - para o personagem utilizar qualquer objeto mágico cujo poder tenha um limite de uso (X turnos, X vezes ao dia, etc.), ele precisará estar concentrado e permanecer assim enquanto utilizar o objeto. Estar concentrado é um estado, e permite fazer quaisquer outras ações exceto alguma que diga o contrário. Não se gasta uma ação para isso: basta o jogador dizer que o personagem está concentrado.
Doente - o personagem doente está debilitado em função de alguma infecção natural ou mágica. Ele sofre a penalidade de -1 em todos os atributos (exceto INT), em teste de perícia e de habilidades, e só utiliza metade do deslocamento básico. Todas as suas características devem ser reajustadas enquanto estiver doente.
Dominado - seja por magia ou por coação (intimidação e/ou interrogatório), o personagem não tem mais controle sobre sua vontade. Seu jogador apenas obedece; suas ações e poder de decisão pertencem a quem o domina. Em geral o personagem sabe que está dominado e por quem.
Enjoado - o personagem sente um mal-estar no estômago e uma fraqueza pelo corpo. Enquanto a causa do enjoo persistir, o personagem faz todos os ataque com -1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário