INÍCIO DA CRIAÇÃO DO PERSONAGEM
Antes de começar uma aventura, cada jogador precisa criar um Personagem, que será a representação dele no Planeta Mhanan. Durante o jogo, o personagem realiza as ações propostas pelo jogador baseado nas características contidas na sua Ficha de Personagem, disponível no final deste livro. O Mestre é o jogador que ficará responsável pelas regras do jogo, como um diretor ou coordenador. Cabe a ele criar as aventuras, orientar os jogadores e controlar todos os outros personagens que pertencem à aventura, chamados Personagens do Mestre – PdM. Uma Aventura é uma história criada pelo Mestre que contém um problema ou um mistério a ser resolvido pelos jogadores através dos seus personagens. Uma sucessão de aventuras torna-se uma Campanha, que conta uma história cujo final dependerá das ações dos jogadores.
Antes de começar uma aventura, cada jogador precisa criar um Personagem, que será a representação dele no Planeta Mhanan. Durante o jogo, o personagem realiza as ações propostas pelo jogador baseado nas características contidas na sua Ficha de Personagem, disponível no final deste livro. O Mestre é o jogador que ficará responsável pelas regras do jogo, como um diretor ou coordenador. Cabe a ele criar as aventuras, orientar os jogadores e controlar todos os outros personagens que pertencem à aventura, chamados Personagens do Mestre – PdM. Uma Aventura é uma história criada pelo Mestre que contém um problema ou um mistério a ser resolvido pelos jogadores através dos seus personagens. Uma sucessão de aventuras torna-se uma Campanha, que conta uma história cujo final dependerá das ações dos jogadores.
Para começar a jogar basta
seguir os passos abaixo descritos:
· Escolha o Local de Origem da Campanha – este será o cenário inicial das aventuras dos
personagens durante o jogo. O Mestre define o local de origem dentre os 7
continentes mais conhecidos, mas as aventuras e decisões dos jogadores podem
levar a campanha a outros locais não previstos inicialmente. O local original
da campanha permite ao Mestre calcular os custos de aquisição de certas raças pelos
jogadores.
·
Responda ao Questionário do Personagem – para melhor compor um personagem, o jogador deve
responder o maior número de perguntas possível descritas no questionário e
preparar um Histórico do Personagem,
que será entregue ao Mestre e facilitará a condução e a composição de novas
aventuras durante a campanha.
·
Escolha a Raça e a Classe do Personagem – neste universo de fantasia existem diversas raças e
classes com fraquezas, habilidades e perícias diferentes. Cada jogador dispõe
de 10 Pontos Básicos para usar na escolha da raça e classe do seu personagem. Depois
de escolhidas, a raça e a classe do personagem não poderão ser mudadas durante
o jogo. Neste livro apresentamos 13 raças de locais diferentes neste planeta e
33 classes que podem ou não combinar com eles.
·
Distribua os Pontos de Atributo – um total de 10 pontos iniciais que devem ser
compartilhados entre os oito atributos existentes em cada personagem, melhorando
a capacidade dele para o uso de algumas habilidades, perícias e equipamentos, a
saber: Força (FR), Constituição (CON), Destreza (DES), Agilidade
(AGI), Inteligência (INT), Força de Vontade (FOV), Percepção (PER) e Carisma (CAR). Algumas raças trazem modificadores que interferem na
aplicação desses pontos.
· Distribua o restante dos Pontos Básicos – depois da raça e da classe, os pontos básicos que
sobrarem deverão ser investidos em Habilidades,
incrementando as preexistentes ou adquirindo novas dentre as 138 disponíveis.
Outros 5 pontos extras deverão ser investidos exclusivamente em Perícias, melhorando assim o seu
personagem e aumentando as chances dele de sobreviver durante cada aventura.
· Escolha seu equipamento, armas e tesouro – por fim, cada personagem comprará seu equipamento com
o tesouro inicial calculado antes de começar a aventura. Algumas das classes disponíveis
determinam quantas ou quais armas o personagem pode ter, mas se o jogador
preferir trocar ou adquirir outras, pode utilizar seu tesouro inicial. Quanto
melhor equipado para a aventura, maior a chance de se sobressair aos seus
ambientes e perigos!
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