domingo, 29 de janeiro de 2017

Módulo Básico - lição 4: Local de Origem das Campanhas

                     NEOSPÍTI

Depois da tentativa fracassada em Koúnia, os deuses arcadianos escolheram outro continente para construir uma réplica em tamanho natural da Velha Arcádia em Mhanan. Escolheram esse isolado pedaço de terra por causa das fronteiras que tem com o Velho Mundo, o Meso-Oriente e os Reinos Anatoli; pelas diversas rotas comerciais existentes antes deles, onde os mercadores erigiram cidades e templos em sua homenagem; pelas suas enormes e ricas montanhas, abastadas dos mais puros e valiosos minerais; e pela sua altitude incomparável – é quase impossível algum mortal subir ali para incomodá-los. Os deuses trouxeram consigo raças guerreiras para protegê-los, como as amazonas e os centauros; raças trabalhadoras como os ciclopes e anões (que adoraram a mudança para as montanhas!); e os sátiros, que são uma raça pastora, agricultora e adoradora dos deuses e das festividades. Com o passar do tempo outras raças – como os humanos – também se estabeleceram lá, pois o comércio é abundante.

A Fonte da Juventude

Reza a lenda que os deuses gregos moravam na Terra antes de escolherem o Olimpo para passar sua eternidade, e que a beleza e juventude deles vinha de uma fonte entalhada numa rocha no fundo de uma gruta, conhecida como Pigí tis Teleiótitas, ou Fonte da Perfeição. A fonte provia água diretamente do rio Cócito, a qual saía por dois canos: um vertia a Água da Invulnerabilidade (quem bebesse dele constantemente não adoeceria ou poderia ser ferido, mas envelheceria naturalmente) e o outro vertia a Água da Juventude (quem bebesse dele constantemente permaneceria naquela idade e beleza para sempre, mas poderia morrer de outra forma).

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Módulo Básico - lição 4: Local de Origem das Campanhas

MESO-ORIENTE

É uma região imensa que intermedia Koúnia, a Neospíti e os Reinos Anatoli. É banhado ao sul pelo Oceano Nótios e a noroeste pelo Mar Orizóntios. No início servia como rota de comércio tanto pelos desertos extensos ao centro quanto pelas montanhas imponentes ao norte, assim como pelo mar ao sul. Entretanto, os comerciantes perceberam que o risco de perder suas caravanas era grande, com os ataques das tribos bárbaras que ocupavam esse território, e por isso começaram a construir pequenos postos de controle perto dos oásis mapeados e encostas das montanhas ao longo dos séculos. Com isso, algumas cidades prósperas começaram a surgir, dentre elas Madras ao leste (na divisa com os Reinos Anatoli, famosa pela tecnologia aprendida do oriente), Nepal ao norte (cercada de montanhas, é conhecida como A Joia do Norte devido a extração de minerais e pedras preciosas; sua fortaleza é tida com inexpugnável) e a ilha de Lanka nos mares do sul, cuja frota protege os navios mercantes dos incômodos piratas que tentam constantemente saquear suas mercadorias.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Fotos da Galera

O Resgate da Princesa Leena

       Aventura realizada pela primeira vez em 24/06/2016 na Orgutal Casa de Jogos, com os jogadores Eduardo, Mila, Mestre Marvin e Junior. O cenário e as miniaturas foram cedidas pelo Mercado RPG.

Módulo Básico - lição 4: Local de Origem das Campanhas

              KOÚNIA

          Um dos maiores e mais antigos continentes deste planeta. Foi aqui que os deuses arcadianos "aterrissaram" e começaram a construir seus palácios e suas raças serviçais. É um continente banhado ao norte pelo Mar Orizóntios, a oeste pelo Oceano Tetámenes e a leste e sul pelo Oceano Nótios. É uma terra de desertos imensos e causticantes, savanas povoadas por tribos de Primordiais selvagens e nômades anteriores aos deuses, montanhas imponentes e florestas inexploradas. Lar de monstros e criaturas ainda desconhecidas do resto do mundo; de raças guerreiras como os Yorubas e os Meio-Gigantes; berço do Rio -deus Niloh - cultuado pelos povos ribeirinhos, conhecido mundialmente pelas cidades importantes e templos luxuosos dispostos ao longo do seu leito e o maior em extensão deste planeta.

47º Encontro do Grupo D30

         O 47º Encontro do Grupo D30 aconteceu no dia 11/12/2016 na 306 sul e marcou a minha estreia como narrador naquele evento. A aventura narrada foi O Resgate da Princesa Leena, e contou com a inestimável ajuda do Mercado RPG no fornecimento do cenário e miniaturas. Segundo os jogadores, a aventura foi muito boa e todos se divertiram bastante!

Módulo Básico - lição 4

LOCAIS DE ORIGEM DAS CAMPANHAS

Todos os mapas físicos impressos ou criados pelo Mestre podem ser ambientados em qualquer um dos continentes de Mhanan, pois a variedade de cenários de cada região é impressionante. Para montar uma campanha é recomendado que o Mestre selecione previamente a quantidade de cenários que os personagens devem percorrer, e alguns sobressalentes que porventura os aventureiros desejem passar sem desviar muito do cerne da história. Assim como no planeta Terra, alguns terrenos obedecem à lei natural e não podem estar adjacentes, como desertos e geleiras, pântanos e litoral, etc. Descreveremos a partir de agora os principais continentes povoados em Mhanan:


 ILHAS CHAMENAS

Localizado no extremo norte de Além-Mar e a noroeste do Velho Mundo, este arquipélago foi descoberto por acaso pelos navegadores oriundos do Velho Mundo enquanto fugiam da perseguição da Eklísia. É banhado pelo Mar Krymmeno e apresenta uma fauna marinha diferente: monstros marinhos gigantescos já foram avistados naquelas águas e redemoinhos surgem repentinamente aos arredores das ilhas, impedindo as embarcações de se aproximarem da sua costa (acredita-se que sejam obra dos xamãs locais). Graças a todas essas adversidades, sua comunidade de Primordiais pode viver em paz desde o seu começo, pois nem os deuses arcadianos têm poder naquela região. Muitos acreditam que os deuses nativos de Mhanan migraram para lá e mantêm seu refúgio seguro neste arquipélago.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Módulo Básico - lição 3

INÍCIO DA CRIAÇÃO DO PERSONAGEM

Antes de começar uma aventura, cada jogador precisa criar um Personagem, que será a representação dele no Planeta Mhanan. Durante o jogo, o personagem realiza as ações propostas pelo jogador baseado nas características contidas na sua Ficha de Personagem, disponível no final deste livro. O Mestre é o jogador que ficará responsável pelas regras do jogo, como um diretor ou coordenador. Cabe a ele criar as aventuras, orientar os jogadores e controlar todos os outros personagens que pertencem à aventura, chamados Personagens do Mestre – PdM. Uma Aventura é uma história criada pelo Mestre que contém um problema ou um mistério a ser resolvido pelos jogadores através dos seus personagens. Uma sucessão de aventuras torna-se uma Campanha, que conta uma história cujo final dependerá das ações dos jogadores.

Módulo Básico - lição 2

O CALENDÁRIO DE MHANAN

Após seu “desembarque” em Mhanan, os deuses arcadianos logo providenciaram uma forma de contar o tempo homenageando a si mesmos, para que seus fiéis se lembrassem de cultuá-los principalmente naqueles períodos predeterminados. As celebrações em suas homenagens e seus festejos citadinos também obedecem a este calendário. Assim, como a translação deste planeta ao redor da sua estrela demora 364 dias, dividiram o ano em 14 meses com 26 dias cada e sortearam a ordem dos nomes, para não haver disputa ou gerar ciúmes entre eles. O sacerdote que conjurar qualquer ritual ou testar alguma habilidade ou perícia enquanto estiver no mês do seu deus recebe +1 de bônus para utilizar à sua escolha. Os deuses que não foram contemplados neste sorteio foram conformados com a promessa de que em qualquer dia do ano seus cultores podem oferecer sacrifícios em seu nome, porém não ganham bônus.

O Resgate da Princesa Leena

O rei da Trácia, Petrus, convocou todo o reino para participar das festividades em comemoração ao seu 25º aniversário de casamento, programada para durar uma semana e na qual haveriam disputas das mais variadas modalidades e competidores de outros reinos convidados. Toda a população estava em polvorosa para celebrar as bodas de Petrus e Selena!
Na manhã do primeiro dia do evento, logo depois do discurso de abertura, apareceu dentre a multidão um homem estranho, maltrapilho, aparentando mais de 60 anos de idade, que desejou falar com o rei. A guarda logo se interpôs, e o rei perguntou o que estava acontecendo.

Módulo Básico - lição 1

O PANTEÃO DE MHANAN

Apesar dos deuses arcadianos encontrarem este planeta isolado e sem grandes atrativos à primeira vista, Mhanan não era completamente desabitado quando eles chegaram. Algumas tribos de raças incomuns já habitavam o lugar e tinham os seus próprios deuses, com seus cultos e costumes que os agradavam e recebiam deles suas graças. Porém, como eram poucos seus cultores devido à pouca população, os poderes desses deuses não puderam rivalizar com os deuses arcadianos, que ainda recriaram servos à semelhança dos que viviam em Arcádia para aumentar seus cultores e, assim, ampliar seus poderes. Então os deuses primordiais foram “deslocados” para regiões afastadas juntamente aos seus cultores, ajudando-os como sempre fizeram. Portanto, atualmente em Mhanan, citaremos os deuses mais cultuados e seus benefícios para os seus fiéis: