ATRIBUTOS
Existem oito atributos no jogo que definem a aparência física e a capacidade mental do seu personagem, determinando como ele vai se sobressair durante as situações de uma aventura. Assim como outras características, esses atributos são graduados para indicar o quão desenvolvidos eles estão. Os atributos estão divididos em Físicos (Força, Constituição, Destreza e Agilidade) e Mentais (Inteligência, Força de Vontade, Percepção e Carisma). Cada personagem começa com todos os atributos na graduação Fraco (0) e possui 10 pontos básicos para distribuir como quiser entre eles. Cada ponto investido aumenta a graduação do atributo em 1, sendo que nenhum atributo pode ser maior do que Ótimo (+3) nem menor do que Fraco (0) nesta etapa de criação do personagem. Observe que algumas raças têm modificadores raciais que podem interferir na escolha dos atributos. Utilize a tabela abaixo para mensurar tanto atributos quanto habilidades e perícias.
FORÇA (FR)
Determina o alcance máximo de objetos arremessados pelo personagem, o peso máximo que o personagem pode sustentar enquanto carrega seu equipamento e incrementa o bônus de dano causado num combate corpo a corpo. A Força não tem tanta influência na aparência quanto a Constituição: um lutador magrinho pode subir numa corda só com os braços, enquanto um fisiculturista dificilmente conseguiria isso. A soma da Força e Constituição determina a Carga Máxima que o personagem pode transportar sem penalidade, conforme a tabela abaixo:
GRADUAÇÃO Força Constituição
Lamentável (-3) +15 +5
Patético (-2) +20 +10
Muito Fraco (-1) +25 +15
Fraco (0) +50 +25
Normal (1) +75 +35
Bom (2) +100 +50
Ótimo (3) +150 +75
Incrível (4) +200 +100
Superior (5) +300 +150
Heroico (6) +400 +200
Lendário (7) +600 +300
GRADUAÇÃO Força Constituição
Lamentável (-3) +15 +5
Patético (-2) +20 +10
Muito Fraco (-1) +25 +15
Fraco (0) +50 +25
Normal (1) +75 +35
Bom (2) +100 +50
Ótimo (3) +150 +75
Incrível (4) +200 +100
Superior (5) +300 +150
Heroico (6) +400 +200
Lendário (7) +600 +300
Divide-se o resultado da soma entre FR + CON em quatro partes iguais: de 0 a 1/4 será a carga máxima que ele poderá transportar sem penalidade; de 1/4 a metade do valor ele está Carregado, penalizado em -1 para todas as jogadas. Da metade até 3/4 ele está Bem Carregado, penalizado em -2 para todas as jogadas; e de 3/4 ao valor máximo ele está Sobrecarregado, penalizado em -4 para todas as jogadas.
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