quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Módulo Básico - lição 10

ATRIBUTOS

      Existem oito atributos no jogo que definem a aparência física e a capacidade mental do seu personagem, determinando como ele vai se sobressair durante as situações de uma aventura. Assim como outras características, esses atributos são graduados para indicar o quão desenvolvidos eles estão. Os atributos estão divididos em Físicos (Força, Constituição, Destreza e Agilidade) e Mentais (Inteligência, Força de Vontade, Percepção e Carisma). Cada personagem começa com todos os atributos na graduação Fraco (0) e possui 10 pontos básicos para distribuir como quiser entre eles. Cada ponto investido aumenta a graduação do atributo em 1, sendo que nenhum atributo pode ser maior do que Ótimo (+3) nem menor do que Fraco (0) nesta etapa de criação do personagem. Observe que algumas raças têm modificadores raciais que podem interferir na escolha dos atributos. Utilize a tabela abaixo para mensurar tanto atributos quanto habilidades e perícias.

FORÇA (FR)

      Determina o alcance máximo de objetos arremessados pelo personagem, o peso máximo que o personagem pode sustentar enquanto carrega seu equipamento e incrementa o bônus de dano causado num combate corpo a corpo. A Força não tem tanta influência na aparência quanto a Constituição: um lutador magrinho pode subir numa corda só com os braços, enquanto um fisiculturista dificilmente conseguiria isso. A soma da Força e Constituição determina a Carga Máxima que o personagem pode transportar sem penalidade, conforme a tabela abaixo:
GRADUAÇÃO             Força           Constituição
Lamentável (-3)             +15                      +5
Patético       (-2)              +20                    +10
Muito Fraco (-1)             +25                    +15
Fraco           (0)                +50                    +25
Normal       (1)                 +75                    +35
Bom             (2)                +100                  +50
Ótimo          (3)                +150                  +75
Incrível        (4)               +200                  +100
Superior      (5)                +300                 +150
Heroico       (6)                +400                 +200
Lendário     (7)                +600                 +300
      Divide-se o resultado da soma entre FR + CON em quatro partes iguais: de 0 a 1/4 será a carga máxima que ele poderá transportar sem penalidade; de 1/4 a metade do valor ele está Carregado, penalizado em -1 para todas as jogadas. Da metade até 3/4 ele está Bem Carregado, penalizado em -2 para todas as jogadas; e de 3/4 ao valor máximo ele está Sobrecarregado, penalizado em -4 para todas as jogadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário