sábado, 28 de outubro de 2017

Personagens & Miniaturas

SÓLON TARIS

      Nascido em Lengdoc, no Velho Mundo, era filho de um humilde ferreiro e se encantou com a Ordem dos Cavaleiros Templários depois que eles ajudaram seu pai num acidente, levando-o para casa e cuidando dele até sua morte. Seu irmão Síon decidiu entrar para a Ordem, e depois do falecimento natural de sua mãe, suas irmãs se casaram e ele seguiu sua vida. Depois de livrar uma família do ataque dos integrantes da Eklísia, passou a ser perseguido por esta instituição e hoje dedica sua vida a caçar tesouros e fugir deles. Contudo, ainda não percebeu que seu destino está intimamente ligado à Ordem dos Templários e ao futuro de todo o povo do Velho Mundo.
Raça: Humano
Classe: Aventureiro
Sistema: Planeta Mhanan (próprio)
Mapa: Velho Mundo
Campanha: A Busca pela Relíquia
Miniatura: Human Sellsword (nº 03 de 05/Starter Set - D&D 4ª Edição)
Origem da foto: site Ebay

Idealização do personagem na aventura!

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Módulo Básico - lição 10: Atributos

FORÇA DE VONTADE (FOV)

      Esta é a capacidade de concentração e determinação do personagem. Um alto valor de Força de Vontade caracteriza um herói proativo e fará com que o personagem resista mais facilmente a efeitos como tortura psicológica, pânico, alucinações, tentações e controle da mente. Um baixo valor neste atributo revela um personagem que prefere sua cama ao combate. Este atributo está ligado diretamente aos testes de resistência à magia, à dominação e controle mental, e somado à Percepção determina o Bônus de Iniciativa do personagem.

Módulo Básico - lição 10: Atributos

INTELIGÊNCIA (INT)

      Inteligência é a capacidade de resolver enigmas, charadas, desafios lógicos ou matemáticos. Um alto valor de Inteligência caracteriza um personagem culto, polido ou até maquiavélico. Já um baixo valor de Inteligência deixa claro que ele não conhece muito bem a diferença entre coxo e cocho. É muito utilizada em habilidades que requerem o controle de algum tipo de ser. Interfere na duração de rituais e poderes, e também concede Pontos de Magia extras para personagens místicos. O personagem recebe 1 Ponto de Magia extra para cada graduação em Inteligência. Todavia, a Inteligência não influencia na resistência a feitiços mentais ou garante proatividade: isso é determinado pela Força de Vontade.

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Personagens & Miniaturas

ÁVANON

      Ávanon é um centauro originário da ilha de Zakynthos e esposo de Pérola, e que foi convocado para lutar na Guerra do Peloponeso, onde Esparta, num ímpeto imperialista, quis acabar com a liberdade das outras cidades-estado. Reconhecido notadamente pela sua coragem e liderança, conseguiu importantes vitórias para os Exércitos da Liberdade, e no fim da guerra foi aclamado pela população e pelos combatentes como Senhor do Peloponeso, garantindo-lhe o direito de reinar sobre a região. Entretanto, não conseguiu voltar para casa para compartilhar a notícia, pois misteriosamente sumiu antes da coroação. Até hoje não se sabe o paradeiro de Ávanon.
Raça: Centauros
Classe: Soldado (comandante)
Sistema: RPGQuest
Mapa: Velha Arcádia
Campanha: Jornada ao Monte Olimpo
Miniatura: Centaur Hero (nº 15 de 60/Deathknell - D&D)
Origem da foto: site Mercado Livre

Idealização do personagem na aventura!

Módulo Básico - lição 10: Atributos

AGILIDADE (AGI)

      Ao contrário da Destreza, a Agilidade não é válida para coisas feitas com as mãos, mas sim para o corpo todo. Com um alto valor de Agilidade o personagem pode se desviar melhor dos ataques de um oponente, equilibrar-se melhor sobre um muro, escapar dos efeitos de uma armadilha, etc. Um baixo valor de Agilidade determina que o personagem seja "duro" e não se defenda muito bem. A Agilidade influencia diversas habilidades e determina parte do Bônus de Defesa do personagem, junto às perícias Esquiva ou Escudo.

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Personagens & Miniaturas

EVA

      Eva é uma elfa clériga de Deméter, a Deusa da Agricultura, e ainda não se sabe onde ela nasceu. Como os elfos são longevos, não se sabe exatamente quantos anos ela tem, mas que é jovem na sua raça (o equivalente a dezoito anos entre os humanos). Sua devoção à Deméter lhe concede vantagens mágicas quando está entre bosques e florestas, e encontrou Pérola, Athos e Borus durante um ataque de meio-gigantes das colinas à cidade de Pylos, onde ajudou os heróis a derrotá-los. Apesar de jovem, tem bastante sabedoria herdada do seu povo, e quando chegar ao Monte Olimpo deseja intermediar os pedidos de Athos em relação à deusa, e depois continuar suas viagens de aprendizagem por toda a Velha Arcádia.
Raça: Elfos
Classe: Clériga de Deméter
Sistema: RPGQuest
Mapa: Velha Arcádia
Campanha: Jornada ao Monte Olimpo
Miniatura: Dragonmark Heir of Deneith (nº 25 de 60/Blood Wars - D&D)
Origem da foto: site Ebay

Idealização do personagem na aventura!

Módulo Básico - lição 10: Atributos

DESTREZA (DES)

      Define a acuidade manual do personagem, sua maneabilidade com objetos, não sua agilidade corporal. Isso é definido pela Agilidade. Um personagem com alta destreza lida melhor com armas, ferramentas, instrumentos delicados, etc., enquanto pouca Destreza deixa claro que ele não é muito bom para combates corpo a corpo. A Destreza também soma bônus em algumas perícias e faz parte do Bônus de Ataque do personagem junto às perícias das armas utilizadas por ele, assim como os testes de arremessos de objetos comuns, frascos e armas.

domingo, 15 de outubro de 2017

Cenário: Sala de Reuniões

      Aqui se reúne o Conselho de Oirone, um grupo de seis clérigos que governam Oirone formando uma teocracia. As decisões mais importantes do país saem desta sala, e daqui foram determinadas as missões que nossos heróis tiveram que cumprir para garantir a paz em toda a península de Mártilus.
Sala de Reunião do Conselho de Oirone

sábado, 14 de outubro de 2017

Módulo Básico - lição 10: Atributos

CONSTITUIÇÃO (CON)

      Determina o vigor, a saúde e a condição física do personagem. Um baixo valor em Constituição significa que o personagem é magrinho, enquanto um alto valor significa um corpo de halterofilista. O que não afirma que o personagem seja forte ou fraco: isso é determinado pela Força. A Constituição influencia nos pontos de vida do personagem: todos começam com uma quantidade determinada pela classe + 2x CON pontos de vida. Durante a campanha, cada ponto de Constituição aumentado adiciona dois pontos de vida ao personagem. A Constituição também influencia em testes para resistir a venenos, prender a respiração e em algumas habilidades e perícias.

sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Personagens & Miniaturas

BORUS DEUKALION

      Borus é um meio-gigante de origem desconhecida na Velha Arcádia, pois ainda criança foi encontrado por Athos num navio de escravos. Após ser libertado, Borus decidiu seguir Athos até a sua casa e foi criado e treinado como um filho. Pelo seu tamanho descomunal em relação aos humanos, ele percebeu a vantagem de um combate corpo a corpo e se especializou nesta arte, protegendo seu amigo em todas as situações que ele se meteu. Apesar de segui-lo fielmente nesta aventura até o Monte Olimpo, Borus não vê a hora de voltar para seu hobby favorito: cultivar suas plantas e jardinar por toda a propriedade do seu tutor!
Raça: Meio-gigante
Classe: Guardião
Sistema: RPGQuest
Mapa: Velha Arcádia
Campanha: Jornada ao Monte Olimpo
Miniatura: Goliath Barbarian (nº 18 de 60/Deathknell - D&D)
Origem da foto: site Ebay
Idealização do personagem na aventura!

quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Personagens & Miniaturas

ATHOS PROPONTIS

      Athos é um mago humano poderoso que governa a ilha de Kynthera, entre o Mar Jônico e o Mar Egeu, na qual nasceu. Com excepcionais poderes relativos à Água e à Luz, vem protegendo seu lar de todos os males que porventura aparecem. Seu fiel guardião, Borus, foi resgatado por ele ainda criança de um navio mercador de escravos que tentou aportar em Kynthera, e o serve com gratidão e total devoção por onde Athos vai.
      Athos começou sua jornada ao monte Olimpo devido à prolongada seca que se abateu sobre sua ilha. Faz 11 meses que não chove, as plantações e animais estão morrendo e Athos deseja falar com Deméter, a Deusa da Agricultura, para saber o porquê de tamanho castigo e encontrar uma solução.
Raça: Humano
Classe: Mago
Sistema: RPGQuest
Mapa: Velha Arcádia
Campanha: Jornada ao Monte Olimpo
Miniatura: Cormyrean War Wizard (nº 03 de 60/Unhallowed - D&D)
Origem da foto: site Ebay
Idealização do personagem na aventura!

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Personagens & Miniaturas

PÉROLA

      Pérola é uma centaura que nasceu na ilha de Zakynthos, situada no Mar Jônico da Velha Arcádia. Seu esposo Ávanon foi convocado para a Guerra do Peloponeso e não retornou. Inconformada com a dúvida do paradeiro dele, Pérola partiu em busca de notícias dele, e ao chegar ao oráculo de Afrodite lhe foi revelado que havia uma missão incumbida pela deusa para que ela lhe devolvesse um colar com 10 pérolas mágicas que há muito lhe haviam roubado. Caso não cumprisse a missão, a deusa pessoalmente afundaria sua ilha com tudo o que estivesse nela - inclusive seus pais e sua filha que vivem lá. Desesperada, Pérola tem que reunir as joias e, de quebra, descobrir o que aconteceu ao seu esposo.
Raça: Centaura
Classe: Arqueira
Sistema: RPGQuest
Mapa: Velha Arcádia
Campanha: Jornada ao Monte Olimpo
Miniatura: Centaur Archer (nº 29 de 45/Reign of Winter - Pathfinder)

Origem da foto: site Mercado Livre
Idealização da personagem na aventura!

Módulo Básico - lição 10

ATRIBUTOS

      Existem oito atributos no jogo que definem a aparência física e a capacidade mental do seu personagem, determinando como ele vai se sobressair durante as situações de uma aventura. Assim como outras características, esses atributos são graduados para indicar o quão desenvolvidos eles estão. Os atributos estão divididos em Físicos (Força, Constituição, Destreza e Agilidade) e Mentais (Inteligência, Força de Vontade, Percepção e Carisma). Cada personagem começa com todos os atributos na graduação Fraco (0) e possui 10 pontos básicos para distribuir como quiser entre eles. Cada ponto investido aumenta a graduação do atributo em 1, sendo que nenhum atributo pode ser maior do que Ótimo (+3) nem menor do que Fraco (0) nesta etapa de criação do personagem. Observe que algumas raças têm modificadores raciais que podem interferir na escolha dos atributos. Utilize a tabela abaixo para mensurar tanto atributos quanto habilidades e perícias.

FORÇA (FR)

      Determina o alcance máximo de objetos arremessados pelo personagem, o peso máximo que o personagem pode sustentar enquanto carrega seu equipamento e incrementa o bônus de dano causado num combate corpo a corpo. A Força não tem tanta influência na aparência quanto a Constituição: um lutador magrinho pode subir numa corda só com os braços, enquanto um fisiculturista dificilmente conseguiria isso. A soma da Força e Constituição determina a Carga Máxima que o personagem pode transportar sem penalidade, conforme a tabela abaixo:
GRADUAÇÃO             Força           Constituição
Lamentável (-3)             +15                      +5
Patético       (-2)              +20                    +10
Muito Fraco (-1)             +25                    +15
Fraco           (0)                +50                    +25
Normal       (1)                 +75                    +35
Bom             (2)                +100                  +50
Ótimo          (3)                +150                  +75
Incrível        (4)               +200                  +100
Superior      (5)                +300                 +150
Heroico       (6)                +400                 +200
Lendário     (7)                +600                 +300
      Divide-se o resultado da soma entre FR + CON em quatro partes iguais: de 0 a 1/4 será a carga máxima que ele poderá transportar sem penalidade; de 1/4 a metade do valor ele está Carregado, penalizado em -1 para todas as jogadas. Da metade até 3/4 ele está Bem Carregado, penalizado em -2 para todas as jogadas; e de 3/4 ao valor máximo ele está Sobrecarregado, penalizado em -4 para todas as jogadas.

domingo, 8 de outubro de 2017

Módulo Básico - lição 9: Classes Vilanescas

NECROMANTE

      Um necromante é um místico especializado no contato com os mortos (espíritos bons ou maus) e com as forças das Trevas, usando seus poderes para contatá-los, controlá-los, afastá-los ou destruí-los. Os mais egoístas procuram o auxílio dos mortos e dos deuses das Trevas para ganhos pessoais, controlando-os para aterrorizar uma cidade ou região, ou para "viver" para sempre.
PV iniciais: 8+2x CON Perícias de Classe: Conhecimentos - Magias Arkanas (bom),  Conhecimentos - Religião (bom), Alquimia (bom), Decifrar (bom) e Manipulação - Intimidação (bom) Armas: escolha 1 em (normal) Habilidades: Proficiência Ritualística (bom). Escolha 2 das 5 habilidades seguintes: Controlar Mortos-Vivos (normal), Afastar Mortos-Vivos (normal), Grande Conjurador (normal), Ferir Mortos-Vivos (normal) ou Ataque Incorpóreo (normal).
Origem da foto: blog Dungeon Compendium

domingo, 1 de outubro de 2017

Módulo Básico - lição 9: Classes Vilanescas

INQUISIDOR

      Inquisidor é o mais alto posto militar entre os agentes da Eklísia - abaixo do Capitão-mor - que vagam pelo mundo "expurgando" as cidades em nome do Deus Único. Seu quartel-general está sediado ao sul do Velho Mundo, e sua função é aplicar e fiscalizar as leis criadas pelo Patéras para "unificar Mhanan sob um só deus", apropriando-se de terras e bens de quem for considerado pagão.
PV iniciais: 9+2x CON Perícias de Classe: Conhecimentos - Religião (bom), Decifrar (bom), Idiomas (bom), Manipulação - Interrogatório (bom) Armas: escolha 1 em (normal) Habilidades: Exorcismo (bom). Escolha 1 das 4 habilidades seguintes: Afastar Mortos-Vivos (normal), Ferir Mortos-Vivos (normal), Clero (normal) ou Biblioteca (normal).
Origem da foto: site DeviantArt