quarta-feira, 13 de junho de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

ATAQUE SURPRESA - caso algum personagem faça um ataque furtivo ou alguma emboscada contra o seu oponente, este personagem fará o primeiro ataque com bônus de +1 pela surpresa, e a vítima não poderá usar seu bônus de escudo ou esquiva nessa primeira rodada pelo mesmo motivo. Note que um alvo pode ser distraído pelo oponente enquanto um segundo atacante o surpreende, mas esta surpresa só acontecerá se o alvo for incapaz de perceber a presença do segundo atacante, ou seja, se estiver totalmente fora do campo de visão do de audição do alvo. Recomenda-se um teste de PER para tal.
ATAQUES À DISTÂNCIA - o atacante deve enxergar seu oponente (ao menos parcialmente) para realizar este tipo de ataque. Isso significa que uma extremidade da casa onde ele está (uma quina) deve "tocar" pelo menos três quinas da casa de um oponente de tamanho normal (traça-se uma linha imaginária para isso). Caso toque uma ou duas quinas, o inimigo estará coberto em termos de jogo. O ataque segue o procedimento normal, porém a distância e o tipo de dano será definida pela arma. A distância inicial apresentada pela arma será a distância ideal. Os projéteis podem ser disparados a até quatro vezes a distância ideal, com penalidade no ataque de -1 (duas vezes a distância ideal), -2 (três vezes a distância ideal) e -4 (quatro vezes a distância ideal), respectivamente. Além dessa distância o alvo será considerado fora de alcance.
COBERTURA - quando um personagem está engajado num combate corpo a corpo (os dois sendo do mesmo tamanho), está num terreno com dunas ou vegetação densa, no mínimo duas casas acima do atacante ou submerso parcialmente, adjacente a grandes estátuas ou protegido por alguma parte do cenário (onde a linha imaginária do atacante não toca ao menos três quinas da casa do oponente de tamanho normal), consideramos que ele está coberto, ou seja, ele recebe +1 em sua defesa contra ataques à distância.
COMBATE DESARMADO - se o personagem for desarmado pelo seu inimigo, perder sua arma durante o combate (arremessando-a no oponente ou desgastando-a completamente, por exemplo) ou utilizá-la para outro fim (segurar uma porta, por exemplo), não poderá realizar ataques até que consiga outra arma na qual tenha perícia, a menos que tenha a perícia Combate Desarmado. Neste caso, se o personagem não possuir a habilidade Dano Desarmado, cada golpe causará 1d2+FR pontos de dano por esmagamento. Essa regra também vale para personagens que preferem lutar desarmados naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário