terça-feira, 26 de junho de 2018

Módulo Básico - lição 15: Regras Gerais

PONTOS DE EXPERIÊNCIA

       Com o passar das aventuras os heróis vão ficando cada vez mais experientes, cientes dos perigos que os cercam e preparados para missões ainda mais perigosas. A cada aventura - bem sucedida ou não -, cada herói recebe uma quantidade de Pontos de Experiência (XP) que o jogador pode usar para melhorar seu personagem. O jogador só pode investir seus pontos de experiência quando não estiver aventurando (ou seja, quando repousar em alguma cidade ou retornar ao seu lar), mesmo que tenha pontos suficientes para gastar durante a aventura. Contudo, não há problema em gastar tudo de uma vez. Caso um personagem morra durante uma aventura, todo o XP será repartido entre os sobreviventes e ele receberá seus pontos de experiência quando for ressuscitado (se alguém for capaz disso ou puder pagar por esse serviço). Se durante uma aventura um personagem deixar de colaborar com a equipe, quer seja por fuga, desmaio (zero ponto de vida), vontade própria ou qualquer outro motivo excludente, ele receberá a parcela de XP referente à quantidade de turnos que ele participou, e não terá direito à partilha final dos tesouros, se assim a etapa premiar.
       Ao término de uma aventura, o mestre dará aos personagens pontos de experiência conforme a complexidade e duração da aventura, sucesso dos personagens ao enfrentá-la e qualidade de roleplaying (interpretação) dos jogadores. Para investir os pontos de experiência ganhos nas aventuras, os jogadores possuem sete grupos distintos: Atributos, Perícias, Habilidades, Aprender Rituais e Magias, Graduar Rituais, Adicionar Rituais Memorizados e Graduar Magia. O jogador pode gastar da maneira que quiser, respeitando apenas duas regras: o jogador não pode aumentar o mesmo grupo duas vezes seguidas, ou seja, se você aumentou um atributo desta vez, o próximo investimento precisará ser uma Habilidade, Perícia ou outro grupo. O jogador não pode aumentar a mesma característica duas vezes seguidas, ou seja, se você aumentou a AGI nesta vez, da próxima vez que for aumentar um atributo não poderá ser AGI. O mesmo vale para as outras categorias. Recomenda-se uma sinalização na ficha para identificar o que foi modificado desta vez.

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